Prefeitura promete resolver problema de iluminação na Praça do Papa e em outros lugares
Belo Horizonte investiu 400 milhões de reais em três anos, tornando-se a primeira capital do país a modernizar seus parques de iluminação pública.
No âmbito de uma parceria público-privada (PPP), a obra é realizada pela concessionária BHIP e prevê a substituição das lâmpadas a vapor de sódio de 180.000 pontos de iluminação por lâmpadas LED.
O prazo de concepção da concessão do BHIP é de 20 anos, incluindo a manutenção e modernização de todo o parque de iluminação pública da capital.
“Nossa concessão foi assinada em 2016. Iniciamos as obras de manutenção e modernização em 2017. Em outubro de 2017, iniciamos a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED. Essa obra foi concluída no final de 2020, após três anos do início.“ Marcelo Menegatto, Presidente do BHIP, ressaltou que obedecemos estritamente aos termos do contrato.
Os ganhos para o município de Belo Horizonte são vários, segundo o presidente da BHIP. Ele destaca desde os benefícios econômicos até aqueles relacionados à segurança e à sustentabilidade.
“Além de todos os ganhos relacionados à qualidade de iluminação, a modernização permite uma economia de cerca de R$ 25 milhões por ano na conta de energia elétrica”, destaca ele. Nesse cenário, inclusive, a BHIP entregou uma eficiência energética maior do que o esperado, que era de 45%, alcançando cerca de 55%.
Menegatto lembra também que as lâmpadas de LED não têm metais pesados ou substâncias tóxicas em sua composição, ao contrário das lâmpadas de vapor metálico e de vapor de sódio. Esse fator, destaca ele, gera ganhos ambientais importantes. “Em relação à sustentabilidade, também se ganha muito”, afirma.
Outro aspecto relevante das lâmpadas de LED e que contribuem para a melhoria da iluminação pública, segundo o presidente da BHIP, tem a ver com o fato de que esse tipo de material melhora a identificação de objetos, gerando mais benefícios para o dia a dia da população.
Além disso, enquanto a taxa de falha das lâmpadas de vapor de sódio é de 6%, a taxa de falha das lâmpadas de LED é de menos de 1%. A durabilidade desta última também é cerca de três vezes maior.