Parque Ecológico Roberto Burle Marx – Parque das Águas
O Parque Ecológico Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Inaugurado em dezembro de 1994, sua área já abrigou a antiga “Casa de Descanso do Prefeito” de Belo Horizonte e a “Cidade do Menor” – alojamento para crianças e adolescentes em risco social. Com área aproximada de 176 mil m², apresenta um pequeno lago e em sua extensão está o Córrego do Clemente, cuja nascente encontra-se na Serra do Rola Moça.
A vegetação é típica do bioma Cerrado, com formações de Campo Cerrado e Mata Ciliar. Possui algumas espécies nativas representativas da Mata Ciliar, como copaíbas, jacarés, ingás e jatobás. A avifauna é bastante expressiva, exemplificada por tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, garrinchas, corujas, saracuras, saíras e tié-sangue. Conta, ainda, com outros exemplares como os gambás, micos-estrela, esquilos, teús, cágados, carpas, tamanduás e quatis. Como opções de lazer, o parque oferece extensas áreas gramadas, lagos e belos jardins para piqueniques e comemorações.
Há também quadras poliesportivas, pista de caminhada e campo de futebol. Diversas escolas e instituições utilizam o parque para realizar eventos, projetos culturais, sociais e de pesquisa científica. O parque possui também uma Academia da Cidade, Cooperativa de Artesãs (Coonarte), Escola Integrada e Escotismo.
A partir desta segunda-feira (18/10), não será mais necessário o agendamento para os parques municipais de BH. Todos os equipamentos abertos poderão ser visitados de forma livre, dentro do horário de funcionamento de cada um deles.
Um comentário sobre “Parque Ecológico Roberto Burle Marx – Parque das Águas”