Edição Natal: Periferia “Feira de economia solidária”
Os expositores da PERIFEIRA se preparam para a última edição do ano, no dia 15 de dezembro, de 16h às 21h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), no Centro de BH.
A proximidade do Natal estimula os feirantes a abastecerem o estoque pela maior expectativa com a venda de presentes.
No dia anterior (14), no Fa.vela, no bairro Floresta, a feira oferece o Workshop gratuito para microempreendedores individuais.
A capacitação é gratuita e aberta à comunidade, para qualquer autônomo interessado em aproveitar os benefícios de formalizar a atividade que exerce.
A coordenadora do projeto, Dayana de Paula, pontua que a chegada do Natal é uma oportunidade para fomentar os pequenos negócios. “Essa edição encerra com chave de ouro o nosso trabalho ao longo dos últimos onze meses.
Tivemos a oportunidade de retomar a feira mensalmente no CRJ e voltar a gerar renda nas comunidades.
Além disso, o clima natalino, traz muito isso de olhar para o próximo.
Se você já vai comprar uma lembrança para um amigo oculto, por exemplo, por que não praticar a economia solidária apoiando um jovem da periferia?”, propõe a reflexão.
Para estimular as vendas, visitantes que fizerem compras a partir de R$30 poderão participar de um sorteio de brindes.
Na véspera do evento, os expositores e qualquer outra pessoa interessada em entender sobre o cadastro e o funcionamento de ser um Microempreendedor Individual poderão tirar as dúvidas gratuitamente.
O Workshop “MEI descomplicado” está marcado para o dia 14 de dezembro, às 14h, na sede do Fa.vela, no Floresta, e será ministrado pela contadora e gestora financeira, Ana Maria Duarte. ”É uma boa oportunidade para qualquer interessado vir se inteirar sobre esse sistema.
Eles vão aprender a emitir nota fiscal e conhecer os benefícios da formalização como direito à aposentadoria, auxílio doença e auxílio maternidade, além da facilidade nas aberturas de contas e obtenção de crédito”, explica Dayana.
Sobre a Perifeira
A PERIFEIRA tem como expositores jovens da periferia de Belo Horizonte e região metropolitana e visa fortalecer a economia criativa com construção coletiva para incentivar a juventude empreendedora das comunidades locais.
O evento ainda se fortalece em retomada recente, após uma pausa de dois anos, devido à pandemia.
A feira reúne mais de 30 jovens que colocam seu artesanato à venda, o que proporciona exclusividade para quem adquire as peças, feitas manualmente.
Em cada edição, há uma variedade de itens que incluem artesanato, vestuário, acessórios, papelaria, cosméticos, gastronomia, entre outros.
A PERIFEIRA é uma iniciativa contemplada com recurso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte/Zona Cultural.
BH 125 anos: Aniversário da capital tem programação especial; Confira!