Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte
A Bienal da Gastronomia é um evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, tendo como partícipes as pastas integrantes do Comitê Gestor da Cidade Criativa da Gastronomia, composta por Subsecretaria de Segurança Alimentar, Secretaria Municipal de Cultural e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
O evento surge com o objetivo de promover o destino por meio da Gastronomia, além de reforçar as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de uma série de compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista do Título de Cidade Criativa da Gastronomia.
Em 2021, ainda sob o contexto e cenário de restrições causadas pela Pandemia de Covid-19, a Belotur realizou pela primeira vez, no formato virtual, a Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte (TIGA BH). A partir de uma decisão estratégica, o projeto adotou o formato de realização bianual, e agora, em 2023, adota-se o nome de Bienal da Gastronomia, buscando fortalecer e ampliar a configuração do evento.
A Bienal da Gastronomia busca destacar a gastronomia da capital mineira durante duas semanas que compreendem marcos especiais, sendo o Dia Mundial da Alimentação (16/10) e a data em que Belo Horizonte recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia (31/10).
Trata-se de um conjunto de atividades capitaneadas por dois eventos organizados pela administração pública municipal (Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Fórum Internacional de Gastronomia) e associação de projetos, ações e eventos tanto da sociedade civil quanto do poder público em torno deste importante elemento que é a gastronomia e em busca da valorização, fortalecimento e promoção do turismo gastronômico de Belo Horizonte.
A Bienal da Gastronomia está estruturada sob 3 eixos principais onde a programação se desdobra ao longo do período proposto:
-
Relacionamento e intercâmbio
-
Conteúdo técnico
-
Iniciativas especiais
A programação completa será divulgada em breve aqui.
2 comentários em “Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte”