O que a Praça do Papa representa para BH?
A Praça do Papa está localizado no bairro Mangabeiras, o ponto mais alto de Belo Horizonte, e recebeu o nome em homenagem à visita do Papa João Paulo 2º em 1980. E é isso que fez com que o Papa homenageasse seus habitantes voltados para a paisagem: “Você pode olhar as montanhas atrás e dizer que é um belo horizonte. Você pode olhar a cidade em frente e dizer que belo horizonte. Mas todos quando olha para você, você deve dizer: “Que lindo horizonte! “, ele disse.
Na época, a presença do papa no local foi qualificada de um novo Sermão das Montanhas, em alusão não só à cerimônia do rito cristão como também ao cenário emoldurado pela serra do Curral, ao fundo. Até então chamada praça Israel Pinheiro, em homenagem ao ex-governador de Minas Gerais, o local foi escolhido para a celebração da missa campal durante a visita de João Paulo 2º.
O Papa desembarcou em Belo Horizonte no dia 1º de julho. Um momento antes do desembarque, os sinos de todas as igrejas da cidade tocaram para anunciar sua chegada. Segundo estimativas da época, mais de 2 milhões de pessoas passaram pela capital a partir do aeroporto da Pampulha para saudar o Papa. O então arcebispo de Belo Horizonte, Dom João de Resende Costa (Dom João de Resende Costa), evocou Minas Gerais no início da missa. As raízes católicas do povo e suas tradições religiosas. Como um marco da viagem do Pontifício, um monumento de ferro foi erguido no centro da praça
Aquela foi a primeira de três visitas que o polonês Karol Wojtyła fez ao Brasil. partir da visita do pontífice, a praça tornou-se local para importantes encontros religiosos, sempre reunindo milhares de fiéis, bem como para atrações culturais, como shows e eventos promocionais. É também um dos locais preferidos pela população da capital para o lazer dos finais de semana.