Prefeitura amplia atendimento em Venda Nova para pessoas com sintomas de dengue
Prefeitura amplia atendimento em Venda Nova para pessoas com sintomas de dengue
A partir desta terça-feira (20), o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) Venda Nova funcionará 24 horas por dia. Anteriormente, a assistência no local era prestada até as 22h. Essa é mais uma estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte para garantir, de forma espontânea, cuidados médicos às pessoas que apresentam sintomas de dengue, chikungunya e zika, como dor atrás dos olhos, febre e manchas vermelhas na pele.
O Plano de Enfrentamento às Arboviroses tem sido ativado gradativamente, mediante o cenário epidemiológico e a pressão assistencial nas unidades da rede SUS-BH. Com isso, outra importante medida é a abertura de mais oito leitos na Unidade de Reposição Volêmica (URV), também em Venda Nova. Agora, o equipamento contará com 23 leitos para receber os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua.
“Estamos acompanhando diariamente a situação da cidade e a necessidade de incremento em nossos serviços. Iniciamos essa ampliação de horário em Venda Nova, já que é a regional que apresenta a maior demanda por atendimento. Somente no CAA e URV foram assistidos quase 3 mil usuários desde que as unidades começaram a funcionar, no início de fevereiro”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
A orientação do município é que as pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika procurem assistência, inicialmente, nos centros de saúde ou CAAs. Esses locais estão preparados e com equipes capacitadas para garantir o cuidado necessário aos pacientes. Se necessário, as pessoas serão encaminhadas para outros equipamentos de saúde.
Outras unidades
A população também pode procurar outros dois CAAs, nas regionais Centro-Sul e Barreiro. Essas unidades estão funcionando todos os dias, das 7h às 22h, e os locais também contam com apoio de oficiais do Exército Brasileiro para agilizar a assistência aos usuários.
Também segue em funcionamento, durante 24h, a Unidade de Reposição Volêmica (URV) Centro-Sul, que recebe exclusivamente os usuários encaminhados. Há ainda uma outra URV no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, que foi aberta em parceria com a Fhemig e, recentemente, passou a atender os usuários durante 24h.
Via: Prefeitura amplia atendimento em Venda Nova para pessoas com sintomas de dengue
.
Telefones Úteis de Belo Horizonte – Confira os principais telefones da Cidade.
A.A. Alcoólicos Anônimos: 3224.7744
Acidentes de Trânsito: 197
Aeroporto Carlos Prates: 3462.6455
Aeroporto Confins: 3689.2344
Aeroporto Pampulha: 3490.2000
AGIT – Agência de Empregos: 0800.319.020
Auxílio à Lista: 102
BH TRANS: 3277.6500
Bombeiros: 193
CEASA: 0800.315.859
CEDEC: 3236.2100
CEMIG: 0800.310.196
Centro Municipal: 3277.9777
CIT – Centro de Informações Toxicológicos: 3224.4000
COPASA: 195
Corpo de Bombeiros: 193
Correios: 159
CVV – Centro de Valorização da Vida: 3334.4111 ou 141
Defesa Civil: 199 / (31)3911.9439
DETRAN / MG: 3236.3501
Disque Denúncia: 181
Disque Direitos Humanos: 0800.311.119
Disque Ecologia: 1523
Disque Escola Segura: 0800.300.190
Disque Limpeza SLU: 3277.9388
Disque PROCOM: 3277.4548 ou 1512
Disque Sossêgo (24 horas): 3277.8100
Disque Tapa-Buracos: 3277.8000
Disque Turismo: 1677
Doação de Órgãos: 1520
Empresa Municipal de Turismo: 3277.9797
Estação Ferroviária: 3218.2255
GAPA / MG: 3271.2126
Ibama: 0800.618.080
Instituto Médico Legal: 3236.3128
Metrô: 3212.8188
MG Transplantes (Doação de órgãos): 3274.7181
Movimento de Donas de Casa e Consumidores: 3274.1033
Parque Municipal: 3277.7666
Polícia Civil:
Polícia Federal: 3330.5200
Polícia Ferroviária: 3218.2912
Polícia Militar: 190
Polícia Militar Florestal: 3483.2055
Polícia Rodoviária Estadual: 2123.1901
Polícia Rodoviária Federal: 3333.2999
Prefeitura Municipal: 156
PrevFone – Previdência Social: 0800.780.191
Primeiro Batalhão (1º BPM/PMMG): 3307.0300
Procon: 1512
Pronto Socorro: 192
Pronto Socorro (HPS João XXIII): 3239.9200
Receita Federal: 0300.78.0300
Rodoviária: 3271.3000 e 3271.8933
S.O.S Crianças: 0800.283.1244 (Centro de Referência-Denúncia)
SENAC: 0800.724.4440
SINE/MG: 2123.2415
Sudecap – Disque Tapa-Buraco: 3277.8000
Telegrama Fonado: 0800.550.135