Sábado com Libras – A Diversidade na História e Tabuleiro Acessível
Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 – “Redução das Desigualdades”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Espaço do Conhecimento promove no mês de junho duas edições do projeto “Sábado com Libras” que dialogam com a temática de inclusão: uma oficina com jogos acessíveis e uma atividade sobre a história, termos e expressões da comunidade LGBTQIA+. Confira as informações completas:
Sábado com Libras: A Diversidade na História
A sigla LGBTQIA+ começou a ser usada e continuamente atualizada no início dos anos 2000. No entanto, pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero existem e resistem na sociedade há muito mais tempo. Com o intuito de resgatar parte da trajetória de personalidades pertencentes a essa comunidade ao longo da história, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, no dia 17 de junho, às 14h, a oficina “Sábado com Libras: A Diversidade na História”.
A atividade abordará a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIA+, algumas delas pertencentes à comunidade surda. Também serão apresentados termos e expressões LGBTQIA+ na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A oficina conta com 20 vagas para o público interessado a partir de 09 anos e será realizada em português e em Libras.
Sábado com Libras: Tabuleiro Acessível
Com o objetivo de estimular habilidades cognitivas e interpessoais, utilizando recursos que proporcionam um ambiente de aprendizagem imersivo e inclusivo, o Espaço do Conhecimento UFMG promove a oficina “Sábado com Libras: Tabuleiro Acessível” no dia 24 de junho, às 15h. A iniciativa visa apresentar jogos lúdicos à população surda ou cega e promover a democratização dos jogos analógicos e afins para o público.
Durante a oficina, os participantes terão contato com jogos de tabuleiro e RPG (roleplay game). Os jogos abordarão diferentes temáticas, como consciência ambiental, povos indígenas e folclore brasileiro. A atividade será realizada em parceria com o projeto Tabuleiro Acessível, que visa acessibilizar e democratizar a cultura de jogos de tabuleiro. Com duração de 2h, a oficina conta com 16 vagas para o público interessado a partir de 12 anos.
A participação nas atividades do projeto “Sábado com Libras” acontece sem inscrição prévia e mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis 2h antes do início das oficinas. O preenchimento das vagas será por ordem de chegada.