Mostra: Especial Trilogia do Anel
Celebrando uma franquia lançada no período natalino do começo dos anos 2000 e que se tornou um grande clássico cinematográfico das festividades de final de ano, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta a mostra Especial Trilogia do Anel, com as versões originais e estendidas dos filmes baseados na obra do escritor britânico J. R. R. Tolkien (1892-1973).
As sessões acontecem entre os dias 27 (terça-feira) e 29 de dezembro (quinta-feira), a partir das 15h, no Cine Humberto Mauro, e serão as últimas exibições antes do período de recesso da sala.
A entrada é gratuita.
A programação inclui ainda uma edição da série História Permanente do Cinema, com o primeiro filme da trilogia, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001).
A sessão comentada ocorre no dia 27 de dezembro (primeiro dia da mostra), logo após o filme, com a presença dos críticos de cinema e pesquisadores Yasmine Evaristo e Cleiton Lopes.
Os ingressos para os filmes serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro a partir de 1 hora antes de cada sessão.
Os três filmes, dirigidos simultaneamente pelo cineasta neozelandês Peter Jackson, seguem a jornada do hobbit Frodo, que vive na Terra-Média, e recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno, que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal.
Para isso, ele terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens peculiares.
Os três longas-metragens, A Sociedade do Anel, As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003), somam mais de nove horas de duração, e foram adaptados a partir dos romances escritos por Tolkien entre 1937 e 1949. A história começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa trama muito maior.
Embora Tolkien tenha planejado o lançamento em volume único, a trilogia foi originalmente publicada em três volumes, entre 1954 e 1955, e foi assim que tanto os livros quanto os filmes se tornaram imensamente populares.
Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a mostra Especial Trilogia do Anel, que têm correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, ArcellorMittal, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.